05/05/2026
Escala 5x2: avanço social com responsabilidade econômica
Sou favorável ao debate e à implantação da escala 5x2, pois acredito que o trabalhador precisa ter mais qualidade de vida, tempo para a família, descanso adequado e melhores condições de saúde física e mental.
Uma sociedade mais justa também se constrói com relações de trabalho mais humanas. O descanso não pode ser visto como privilégio, mas como parte essencial da dignidade do trabalhador.
No entanto, é preciso que essa mudança seja feita com responsabilidade, especialmente em relação às micro e pequenas empresas. Muitos pequenos negócios trabalham com margens apertadas, poucos funcionários e grande dificuldade para absorver aumento imediato nos custos da folha de pagamento.
Por isso, defendo que o governo crie mecanismos de compensação tributária para as microempresas, ao menos durante um período de transição. Essa compensação poderia ajudar os pequenos empregadores a se adaptarem à nova realidade sem comprometer a sobrevivência dos seus negócios.
Afinal, não podemos corrigir uma injustiça criando outro problema. Se a mudança vier sem planejamento, muitas microempresas poderão fechar as portas, gerando desemprego e enfraquecendo a economia local.
A escala 5x2 pode ser um importante avanço social, mas precisa vir acompanhada de diálogo, transição e apoio aos pequenos empreendedores.
Valorizar o trabalhador e proteger quem gera emprego não são ideias opostas. Pelo contrário: devem caminhar juntas.