26/08/2025
GESTÃO DE RESÍDUOS ♻️
Birigui foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para integrar um projeto de gestão circular de resíduos sólidos urbanos. O anúncio foi feito na noite da última quinta-feira (21), em videoconferência com a prefeita Samanta Borini, pelo oficial de programa representando a entidade, Felipe Dall, que atua no Centro de Tecnologia Ambiental (IETC) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
As ações do projeto seguem as diretrizes do Atlas Global de Resíduos Sólidos, lançado pela ONU em 2024, que vê oportunidades significativas de melhoras no setor, incluindo a redução de emissões de gases de efeito estufa e da poluição, além da adoção efetiva da economia circular, em benefício das gerações futuras.
Entre as principais ações a serem discutidas com a população de Birigui estão: o fomento a modelos de economia circular, o uso de tecnologia e de dados para prevenir e reduzir a produção de lixo e o incentivo à participação dos cidadãos na separação e reciclagem, visando maximizar os benefícios sociais, econômicos e ambientais da economia circular.
🔗 Saiba mais: birigui.sp.gov.br