22/12/2025
O marketing tenta, mas o brasileiro não negocia a superstição!
A campanha da Havaianas, estrelada pela Fernanda Torres, causou um estranhamento natural ao sugerir que comecemos o ano com o pé esquerdo.
No briefing da agência, pode parecer “disruptivo” ou “moderninho demais”, mas na prática, na vida real mesmo, o brasileiro sabe que com sorte não se br**ca.
O “pé direito” não é apenas uma posição física; é um símbolo de prosperidade há séculos. Inverter isso é ignorar o que está no nosso DNA.
Por que fugimos do pé esquerdo como o diabo foge da cruz?
1. A origem das palavras: No latim, “esquerda” é sinister. Daí vem o nosso “sinistro”. Alguém aqui realmente quer começar 2026 com um ano sinistro?
2. A sabedoria das avós: Quem nunca foi mandado voltar e entrar de novo em casa por ter pisado primeiro com o esquerdo? É uma regra não escrita: o direito é o progresso, o esquerdo é o “atraso”.
3. Simbolismo vs. Realidade: Trocar uma tradição milenar por um conceito de marketing é um risco alto. Especialmente quando a porta-voz escolhida já carrega uma imagem e um lado tão definidos diante do grande público.
O marketing pode sugerir o que quiser, mas o brasileiro raiz sabe: no dia 1º de janeiro, o pulinho será sempre com o pé direito para garantir que o ano não desande logo na largada.
Escolhas têm consequências — na publicidade e na vida.
A minha posição é de repúdio!
E você? Vai seguir o roteiro do comercial ou apostar no que sempre deu certo até aqui?