09/10/2022
Informativo Geral aos Moradores do Condomínio
DICAS DE USO DO IMÓVEL
1) Elétrica
- evite sobrecarregar a instalação da casa, nunca utilize benjamim ou extensão com vários aparelhos ligados em tomadas que estejam ligados aparelhos de alto consumo juntos, tais como Geladeira, Micro-ondas, Fritadeiras, Ferro de Passar, etc – Além de Aumentar a conta, Pode Queimar a instalação
- se o seu aparelho não entra no Plug da tomada, ou está com folga/mal contato na tomada, troque a tomada ou instale um adaptador – Além de Aumentar a conta, Pode Queimar a instalação
- troca de chuveiro, utilize sempre conectores cerâmicos, pra que a emenda do fio seja bem feita, e revista de fita isolante sem economia; - Tem vídeos no Youtube como trocar chuveiro
- sempre dentro da casa tem uma caixa de disjuntores pra desligar em caso de manutenção, ou evitar curto; -
- Todas as tomada e lâmpadas são 110Volts, exceto o chuveiro que pode ser ligado em 220V;
- no portão tem a caixa entrada da casa com os disjuntores gerais; esses só desarmam em caso de curto muito forte, ou corte realizado pela concessionaria.
- disjuntor desarmando é sinal que tem algo ligado errado na casa.
2) Hidráulica
• Na trocar uma to****ra, use sempre veda rosca pra evitar vazamento;
• Não jogue restos de comida e óleo nos ralos, podem entupir os encanamentos, e isso pode sair muito CARO o reparo;
• Verifique sempre se os sifões (pia, cozinha, tanque) estão bem conectados,
• Verifique sempre se há sinais de qualquer infiltração ou vazamento em paredes;
• Verifique se a caixa de descarga não está vazando (escorrendo agua constante);
• Nunca abra seu registro de Agua de entrada até o máximo, manter sempre na metade, porque a agua da rua é muito forte e pode danif**ar a boia da caixa d’água, e a mesma começar a vazar; e se isso acontecer o proprietário, não tem nenhuma responsabilidade com o aumento na conta de consumo; quem mora na casa que deve monitorar;
• Acompanhe de perto sua conta de consumo de agua, ela pode dar sinais de que tem vazamento, uma casa de 2 cômodos não pode gastar mais que 10m3 (10.000 litros) por mês, que é a taxa mínima cobrada pela concessionária.
• Os ralos de piso possuem tampa justamente pra parar a sujeira, e evitar entupimento, e remover a tampa pra colocar a sujeira no ralo, além de ser incorreto, pode entupir o encanamento, e isso pode sair muito CARO o reparo que será cobrado do inquilino que está utilizando a casa;
• O registro geral interno da casa f**a no banheiro, e em caso de vazamento externo, feche o registro de entrada também, próximo ao portão.
3) ÁreasComuns e Externas– Organização e Limpeza
• As áreas comuns (áreas externas da casa) não podem ser modif**adas, ou instaladas coisas, sem autorização prévia, e devem ser mantidas livres de pertences pessoais e organizadas;
• A limpeza do corredor e da frente da casa de cada morador, é responsabilidade de cada morador, e por bom senso, o ideal é que seja feito um rodizio para que seja mantida a ordem no local;
• O lixo deve ser descartado da forma correta, ou seja, BEM ENSACADO, pois o LIXEIRO, não pega garrafa de cerveja, não pega embalagem de pizza, restos de comida, embalagem de danone, garrafas de refrigerante; O LIXEIRO somente RECOLHE S**O DE LIXO ORGANIZADO; o restante f**a na lixeira atraindo ratos e gerando mal cheiro, e passando a impressão que no imóvel residem pessoas com pouca higiene. Apartir de Nov/19 estaremos monitorando quem descarta lixo da forma incorreta através das câmeras. O Lixeiro Passa 2º, 4º e 6º Feira bem cedo, deixe o lixo na véspera a noite, ou bem cedo.
4) Procedimentos – Contas de Água e Luz;
Conforme contrato de Locação a responsabilidade das contas de água e luz é do morador( Inquilino) e quando houver problemas de corte, cobrança errada, ou qualquer problema semelhante, o morador deve reclamar diretamente a concessionária (SABESP ou ENEL / ELETROPAULO), e seguem abaixo algumas orientações:
• EVITE O CORTE DO SERVIÇO DE AGUA E DE LUZ:
a. SEMPRE OBSERVE O CAMPO OBSERVAÇAO DA CONTA ATUAL, pois se tiver alguma conta pendente vai constar lá;
b. Caso não tenha recebido a conta, ligue no 0800 da companhia, a ligação é gratuita, e anote o numero do protocolo gerado.
• NO CASO DE CORTE/ PROBLEMA NO FORNECIMENTO,
a. o pedido de religação deve ser realizado pelo próprio morador, mediante o pagamento das pendências/acordo junto a concessionaria;
• LEITURA INCORRETA / FALTA DE CONTA
a. o morador deve ligar na concessionária e realizar a reclamação para nova leitura/pedir conta, e anotar o número do protocolo e acompanhar o resultado do pedido;
• PROBLEMA NO MEDIDOR
a. o morador deve ligar na concessionária e anotar o número do protocolo e acompanhar o resultado do pedido.
TELEFONE SABESP - 0800-0119911ou 195 / 0800-0119911 (Região Metropolitana de São Paulo)
Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira: das 7 às 21 horas
• TELEFONE ENEL/ ELETROPAULO –
a. Central de Atendimento 24h - 0800 72 72 120
EM NENHUMA DAS SITUAÇÕES ACIMA O PROPRIETÁRIO TEM RESPONSABILIDADE, OU PODE AUXILIAR OS MORADORES, POIS A RELIGAÇÃO NO QUADRO DE ENTRADA, OU REVISÃO DE VALORES SÓ PODE SER REALIZADA PELA CONCESSIONÁRIA DO SERVIÇO DE ÁGUA OU LUZ, E NINGUÉM MAIS ESTA AUTORIZADO, SUJEITO A PROCESSO CRIMINAL E MULTA.
5) Manutenções, Reparos e Fixação de Itens
• A manutenção, reparo e fixação de itens que foram entregues em perfeito estado conforme vistoria inicial da casa, é de responsabilidade do inquilino, contratar profissional para a realização dos serviços, sempre respeitando a característica original do imóvel,
• O profissional buscado deve ser de confiança do inquilino, que pode ser obtido através de indicação de Loja de mat. Construção próxima, Aplicativos “Getninja” e “Marido de Aluguel”, ou vídeos de Youtube como fazer;
• TODA vez que o Proprietário for acionado e for constatado que o problema foi causado por MAU-USO do imóvel, o custo do Reparo será de pago pelo inquilino, e o proprietário é isento da responsabilidade de reparar, pois a responsabilidade é do inquilino de buscar profissional pra realizar o serviço;
• Antes de furar uma parede certifique que não passa canos, NUNCA FURAR Parede entre cozinha e lavanderia, risco grande de furar canos de agua.
6) Comunicação e Horário de Atendimento!!!
A comunicação ref. LOCAÇÃO entre as partes, deve ser mantida em horário comercial de atendimento – das 8hs às 17hs nos dias úteis – 2ª a 6ªFeira.
Qualquer comunicação fora desse horário, deve ser agendado previamente, ou ser algo de extrema urgência, que primeiramente deve ser acionado os órgãos competentes que atendem 24hs (SAMU, Polícia 190, ou Bombeiros 193) mesmo, exemplo: morte, acidente grave, etc.
Tudo que pode ser resolvido durante o horário comercial, deve ser tratado dentro desse horário; pois recebemos e respondemos mensagens dentro desse horário. Fora desse horário não lemos/respondemos.
Nós sabemos o quanto seu descanso e privacidade é importante, e como Proprietários procuramos incomodá-los o mínimo possível, e sempre direcionamos as conversas durante os dias úteis dentro do horário comercial; e também pedimos que haja da mesma forma.
Pensamos da seguinte forma: “Quanto menos incomodarmos os Inquilinos, melhor Proprietários nós somos, e vice-versa.”
Sugestões, comentários, reparos e reclamações podem ser direcionadas, via mensagem de texto no WhatsApp (11) 9.4646-8417. Sempre identifique a sua moradia, com número do portão e número da casa; exemplo morador 391cs08; ou 1022cs05.
Mande mensagem de texto e NÃO áudio, pois será compreendida mais rapidamente e programado o atendimento.
7) Procedimento Devolução das chaves/rescisão contrato:
• Quando devo Avisar que quero sair da casa?
a. A devolução das chaves/rescisão contratual deve ser avisada com no mínimo 30 (trinta) dias de antecedência, conforme contrato.
b. Nos casos de contrato com mais de 1 ano. Se avisar com período inferior a 30 dias, será cobrado até a data que completar 30 dias. Por exemplo: avisou dia 01/mês e entregou as chaves no dia 15/mês, o aluguel será cobrado até o dia 30/mês (final do aviso prévio).
c. Em caso de contrato com menos de 01 ano, será aplicado a multa contratual padrão de 03 (três) alugueis como parte da carência de aviso prévio de 30 dias, ou seja, cobrado a multa e os alugueis devidos até o dia da entrega das chaves do imóvel.
• O que é descontado/cobrado na rescisão?
a. É os seguintes itens:
i. Alugueis em atraso e alugueis proporcionais até a data final da carência e entrega das chaves;
ii. Contas de Agua e Luz em aberto e o valor médio do consumo dos 3 ultimos meses para as contas proporcionais a medir. Por exemplo: a leitura da conta de Luz foi no dia 01/mês, e as chaves da casa foram entregues no dia 20/mês, será feita a cobrança de 20 dias de consumo com base na média dos 3 ultimos meses.
iii. Na vistoria caso seja encontrado algo quebrado ou faltante, em comparação com a vistoria inicial, será cobrado o valor de reposição com base na tabela contratual;
• Até quando eu devo o Aluguel?
a. O aluguel é devido até o dia da devolução das chaves do imóvel e desempedido para uso pelo LOCADOR;
• Eu vou desocupar a casa, no final desse mês, e falta alguns dias mas o meu aluguel vence antes, eu devo pagar?
a. Sim deve pagar o aluguel normalmente, pois o não pagamento acarretara cobrança de multa contratual; pois o saldo de contrato somente é apurado e devolvido após a vistoria
• O valor do Saldo da Caução/Deposito em Garantia contratual será devolvido quando?
a. O valor do saldo da caução será devolvido corrigido pelo igpm, em até 7 (sete) dias após a vistoria final do imóvel e será abatido do mesmo os débitos de aluguel e contas de agua e luz que estiverem em aberto/ proporcionais a medir, e também itens faltantes e danif**ados no imóvel identif**ados na vistoria final; em caso negativo de pendências será devolvido o saldo integral de 70% da caução.
• Quando será feita a vistoria do imóvel?
a. A vistória do imóvel será realizada em até 5 (cinco) dias úteis após a devolução das chaves do imóvel.
• Posso deixar móveis usados ou entulho de mudança na casa ou na frente do imóvel?
a. Não pode, tem que deixar a casa livre pra uso e limpa nas mesmas condições da vistoria inicial; caso seja encontrado móveis e entulho na casa, será cobrado o valor da diária da locação de uma caçamba de entulho, mesmo para pequeno volume. Portanto, aconselhamos levar tudo para descarte em local correto, ou contratar um carroceiro pra descarte correto.
• E a conta de Luz vai continuar no meu CPF?
a. Não deve; junto com a entrega das chaves o inquilino deve ligar no 0800 da AeSEletropaulo e pedir o encerramento do contrato, e anotar o número do protocolo de atendimento e pedir pra mandar a carta de encerramento para o endereço do imóvel. Isso servirá de proteção para que nenhum novo inquilino use seu CPF com risco de negativar.
• O Saldo de Contrato ficou devedor, e o inquilino não está entendendo ou não concorda, o que ocorre?
a. Em caso de saldo devedor e o inquilino não concorde em pagar, ou não tenha recursos pra pagar em até 7 dias, o contrato será enviado para o cartório de protestos, que só realizará o protesto do mesmo se o valor exigido pelo LOCADOR/PROPRIETÁRIO estiver correto.
Qualquer dúvida adicional manda um whattsApp no horário comercial 2ª a 6ª Feira das 7hs as 18hs (11)9.4646-8417.
Mantenha seu número de contato atualizado, e adicione um número de contato de emergência (parentes ou amigos) caso precisarmos avisarmos alguém no momento de urgência. Mande msgWhatsApp (11) 9.4646-8417