Outras Palavras

Outras Palavras .Livros. O bem estar na natureza. As belezas escondidas no cotidiano ⋒ Combinação que dá um belo enredo
✺Resenhas, fotos e devaneios
📖Orlando V. Wolf

Uma dupla de peso, para ajudar na recuperação de uma adoentada. Tem livro e tem o sol. Que bom ter ambos!               ...
14/06/2026

Uma dupla de peso, para ajudar na recuperação de uma adoentada. Tem livro e tem o sol. Que bom ter ambos! Ainda mais com essa leitura. Só quem passa pela “Febre de Ferrante” é que sabe… mas essa é uma febre boa demais de ter ❤️‍🔥 Na reta final e com aquele misto de querer terminar de devorar, mas ao mesmo tempo, fico com pena de acabar. Porque aí, também, da vontade de já engatar no próximo da série. Mas tenho tantos livros para ler… 😅

Nem haveria resenha desse aqui. Por não achar necessário, interessante, importante. Por preconceito meu também, confesso...
12/06/2026

Nem haveria resenha desse aqui. Por não achar necessário, interessante, importante. Por preconceito meu também, confesso. Bom, cá estamos, não com uma resenha mesmo, mas com uma partilha e com minha eterna ode aos livros que cabem em nós, em tempos, situações e funções diversas.

Esse livro é sem grandes pretensões, nem se a dupla de autores quisesse, ou tenha desejado, não iria além disso- ao menos na minha visão e experiência com a leitura. Maasss, me fez refletir, principalmente da metade para o final, me deixou empolgada para saber “no que ia dar”para cada um e para os pombinhos em questão, me trouxe leveza e ainda, lembranças da minha época de viajante e desbravadora.

O Caminho de Santiago é assunto interessante, pela história, pelos lugares por onde passa, pelas variantes de trilhas possíveis e pelas histórias das pessoas que o decidem percorrer. E o enredo traz essa essência, das razões de cada um, das possibilidades, da ação do destino, mas igualmente a força do livre arbítrio e as escolhas próprias. E, além disso, o livro também discorre não só sobre o amor maduro, mas também os começos e recomeços, o tanto que ainda pode ser feito, aprendido, mudado, e experienciado, mesmo já nos idos dos adultos 40+ e ++…
“Aprendi que é importante saber não apenas a que se apegar e o que deixar para trás, mas também o que se deve voltar para buscar”. Essa passagem de Zoe no final, pode resumir um pouco e diz não só sobre o Caminho no caso, mas a caminhada com e dentro da gente mesmo. Pode soar piegas, mas que não é, nunca foi ou será?

Esse livro não é nada demais, mas muitas vezes, nada demais é justamente o que se precisa, alegra, ou preenche. Um amigo trouxe para eu ler e acabei admirando essa obra do acaso, já que não seria algo escolhido por mim.

Ótimo para uma ressaca literária, para fases difíceis, sejam tristes, atribuladas, com muitas demandas, etc… É bonito, é...
03/06/2026

Ótimo para uma ressaca literária, para fases difíceis, sejam tristes, atribuladas, com muitas demandas, etc… É bonito, é articulado, é sensível, profundo e leve ao mesmo tempo. E vale a pena ler também o posfácio e mais considerações alheias, no final- tão lindos e tocantes como essa obra.
Não é um livro de contos exatamente, me inclino mais ao olhar de Drummond sobre ser um livro, como sendo uma coleção de “miniaturas”. É exatamente isso, uma reunião de pequenos fragmentos do dia a dia, das fases da existência, do olhar sensível, do espírito aguçado e da mente ampliada. Cada pedacinho da vida, pequenos detalhes, ou grandes experiências que se pode passar em um dia, ou em um momento.
Lygia compartilha sobre amizade, relações amorosas, política, feminismo, sobre livros, sua escrita, sobre perdas, empatia, sobre os limites do cuidar. É muito gostoso acompanhá-la no seu autoconhecimento, nos seus devaneios, na formação dos seus pensamentos e se conectar também com a simplicidade que nos cerca, todo dia.
Quero ler mais dela.
Quem já leu esse? Ou o que já leu de Lygia Fagundes Telles?

Uma leitora com um livro de Elena Ferrante em mãos, não quer guerra com ninguém!❤️‍🔥 Sabe quando você tem desejo de come...
29/05/2026

Uma leitora com um livro de Elena Ferrante em mãos, não quer guerra com ninguém!❤️‍🔥 Sabe quando você tem desejo de comer algo específico e f**a com esse pensamento constante e esperando muito por isso?Assim eu me sinto com alguns livros e muito especialmente com a história das “amigas geniais”. Como eu estava com saudades de acompanhar Lila e Lenu! Finalmente pude pegá-lo e 100 páginas voaram em um único dia. A vontade e também necessidade de dar continuidade à leitura dessa saga Napolitana, também foi por conta do luto repentino e forte, com a perda da minha grande companheira. Há duas semanas Menina se foi e o que ficou foi uma tristeza, uma saudade e um vazio imensos. Entrei no casulo, no modo automático e de solitude (apesar de não ter estado, nem estar desamparada, mas com a nossa dor e perda, só nós mesmos podemos lidar) e só uma história como essa, para me envolver ou acalmar. 13 anos de convivência é muita coisa.
Os livros são potentes e mágicos, além de terapêuticos.

Nesse meio tempo, desde que esse nosso processo se iniciou, no fim de abril, também li Memórias do Subsolo e A Disciplina do Amor- que foi perfeito para me acompanhar nesse momento, li em poucos dias e venho falar dele separadamente depois, assim como dessa minha primeira experiência com Dostoiévski, que adorei.

Menina, te amo para sempre e te levo comigo nas melhores lembranças, nos aprendizados (os animais são verdadeiros mestres), na troca de um amor puro e grandioso, que me preenche até hoje e só vai expandir. Obrigada pela parceria, companhia, por me levar para passear, por me alegrar, divertir. Quem cuidou de mim foi você. Um dia me acostumo com a sua ausência, ainda não ✨ A nossa foto é a última que tiramos juntas, quando pouco tempo antes, a gente ainda passeava 💝

Ritinha muito antenada, lendo um “hypqdo” dos últimos tempos. Por uma indicação, gostou do que viu a respeito, comprou e...
10/05/2026

Ritinha muito antenada, lendo um “hypqdo” dos últimos tempos. Por uma indicação, gostou do que viu a respeito, comprou e adorou a leitura de •Arroz de Palma•
Tanto que já comprou outro livro do mesmo autor (Francisco Azevedo) •O Fio Condutor• E eu vou ler mais do que tudo por indicação dela

Obrigada por tudo e mais um pouco. De perto, de longe, ao vivo, por telefone, por mensagem, por todos os cuidadosos, as preocupações desde recém nascida até agora, com a pra lá de adulta que sou.
Que tenha vida longa-digna pra curtir por aí, fazer suas coisas, ler, “se atualizar” no Instagram e no Zap ☺️ tomar seus vinhos e brejas, ver seus filmes, cuidar de suas plantas e porque preciso desse porto seguro.
Sinta-se ainda mais amada nesse dias das mães 💞

*Pedi para ela tirar uma foto lendo (pensando nessa homenagem, já que estamos longe) e ela foi correndo. E ainda foi se produzir kkkk 🫶🏼

Últimos tempos com hiper foco nessa senhorinha linda, aqui. Cabeça, horas, cuidados, dedicação e atenção praticamente ex...
08/05/2026

Últimos tempos com hiper foco nessa senhorinha linda, aqui. Cabeça, horas, cuidados, dedicação e atenção praticamente exclusiva. E até a leitura teve (está tendo) seu lugar garantido, abalado. Mais ainda a interação por aqui…
Não sou do tipo de leitor/a que quanto mais demandas, ou problemas, mais lê. Me distrai muito, mas nem de longe consigo me concentrar ou deixar de usar meu tempo, raciocínio e até emoções, somente para a questão em si. Como é com vocês?

Mas essa leitura é muito boa e se não fosse a conjuntura atual, já teria terminado (passei um tantinho só da metade). Estou achando interessantíssimo, como com um espaço de tempo tão grande de quando o livro foi escrito, para os dias atuais, muitas das questões intrínsecas ao ser humano permanecem iguais. Busca pela felicidade (o que seria a felicidade?), por pertencer, por ser aceito, as reflexões de autoconhecimento, as expectativas e desilusões nas relações, sejam elas familiares, afetivas, no dia a dia em sociedade, no ambiente de trabalho, saem dos incessantes pensamentos e divagações do narrador, para a nossa própria mente e reflexões, sendo fácil de enxergar a si mesmo nas linhas que contam também as suas experiências e a sua história.

Muito encanto pelos livros e muito muito amor e agradecimento por essa Menina 🐾 !!

O amor seria um dos nosso demônios, ou o demônio dos outros? Sim, algumas vezes, em alguma relações, situações, ou de ac...
30/04/2026

O amor seria um dos nosso demônios, ou o demônio dos outros? Sim, algumas vezes, em alguma relações, situações, ou de acordo com os sentimentos, caráter e inclinações que tivermos!

Gabo criou essa história, a partir de uma reportagem que foi designado a fazer, nos seus tempos de jovem jornalista. E aí, já sabe né… disso desenrola um enredo fabuloso.
Ao acompanhar a remoção de criptas funerárias de um antigo convento (convertido em hospital e que seria então transformado em hotel de luxo), ele se depara com uma de alguém com um enorme cabelo ruivo. E ele se lembra de histórias que ouvia de uma de suas avós, sobre uma marquesa adolescente, conhecida por essa característica e pela lenda de ter sido mordida por um cachorro, contraído raiva e também por seus milagres. Com essa possibilidade e com a sua cabeça altamente imaginativa, criou a sua própria história dela e de mais gente.

Na Colômbia ainda colônia espanhola, no final do século XVIII se passa a (breve) vida de Sierva Maria de Todos os Anjos, que nasceu de um casamento de interesse e foi totalmente negligenciada pelos pais e criada pelos escravos da sua nobre família. Com eles aprendeu várias línguas de origem africana, seus costumes, sua comida, sua religiosidade e ganhou amor, afeto e proteção. Entre ela e os pais somente distância e estranhamento. E isso age diretamente sobre seu destino. Ela é mordida por um cachorro raivoso, não dão importância e acaba sendo levada para um convento para viver em clausura e ser abandonada a própria sorte e maus tratos,
como acontecia com leprosos, “raivosos” etc. A mãe que a detesta e só vive o seu próprio universo, nem se dá conta de nada e o pai é convencido pelo Bispo a fazer isso, pois ele acredita que o há com ela é possessão demoníaca- E daí muito se desenrola, com essa menina, com seus pais, com o padre exorcista e outros envolvidos nessa dinâmica. Nos deparamos com ignorância, com o poder da Igreja, com intolerância religiosa, maldade, mas também com o amor. Na sua veste suave e na sua vertente que cega, toma conta do corpo e da cabeça, para muito além do coração. Muitas vezes indevido
…⬇️

Ente livros, rios e montanhas, ultimamente 💎E a leitura da vez. Mais uma historia mirabolante de Gabo, essa é uma das or...
22/04/2026

Ente livros, rios e montanhas, ultimamente 💎

E a leitura da vez. Mais uma historia mirabolante de Gabo, essa é uma das originadas a partir de algo que ele presenciou, no caso, durante um trabalho dos seus tempos de jornalista. Conto mais em outro momento, ou na resenha. Estou adorando, tem a realidade mesclada ao realismo mágico e também muita sutileza e sensibilidade, um combo perfeito.
O meu favorito dele, até hoje, é •O Amor nos Tempos do Cólera• acho que foi o primeiro que li e já fiquei hipnotizada- nunca mais larguei Gabriel García Márquez. Também adoro a sua autobiografia •Viver Para Contar• e • O Relato de Um Náufrago •

Quem mais já leu esse? E que mais também é fã de Gabo?

Micareta de aniversário Mergulho no clássico que nunca morre e poder entender Kafka já de outra maneira, hoje em dia Ris...
01/03/2026

Micareta de aniversário
Mergulho no clássico que nunca morre e poder entender Kafka já de outra maneira, hoje em dia
Risos e emoções com João Ubaldo Ribeiro (Sargento Getúlio me levou para direções que eu não esperava)
2 livros em 1 com o rei de Itaparica
Banhos de rio e de mar, pé na areia, mergulho que é banho sagrado, sol-sombra-e água fresca sob e sobre as rochas
Belas aquisições de sebo, um hábito saudável mantido
Encontros e reencontros, amor, dedicação, carinho, amizade, muitas trocas, partilhas aqui e acolá, com e sem registros
Novos amanheceres e entardeceres
Termino acompanhada de três mulheres sagazes, audazes, inteligentes, que me trazem leituras tão divergentes, mas com o feminino no centro
Fevereiro, dos melhores tempos para se viver e nascer 🌈

Última semana de fevereiro… com duas mulheres poderosas e relevantes me fazendo muito boa companhia. Ainda lendo • O Seg...
26/02/2026

Última semana de fevereiro… com duas mulheres poderosas e relevantes me fazendo muito boa companhia.

Ainda lendo • O Segundo S**o - vol. 1 • a obra prima de Simone de Beauvoir ⚡️
Um trabalho primoroso de pesquisa e de escrita, sobre a condição de ser mulher nesse planeta, desde tempos remotos- e até hoje em dia, seguimos na luta por viver e não somente sobreviver. Questões socioeconômicas, religiosas, dentre outras foram tão deturpadas e usadas como instrumentos de poder e nós, renegadas ao gênero que não é igualmente (longe disso) nivelado ao masculino. Leitura interessantíssima, mas que para mim, tem que ser degustada, lida com calma e assim leva mais tempo- leio ao longo da leitura de outros livros.

A outra super mulher que me traz, ainda nesse mês, outra leitura especial (sempre) é Isabel Allende, com uma narrativa que já me parece que será mais uma marcante, como todas as suas que já li. Não se deixe impressionar pela capa- fico sem entender a razão de todos os livros dela terem capas tão ruins. Se não fosse por ser ela quem é, eu, que sou dessas que se impressiona tanto com esses cartões de visita dos livros, muito provavelmente perderia a chance de ser tão feliz conhecendo suas histórias.

Endereço

Lençóis, BA

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 19:00
Terça-feira 09:00 - 19:00
Quarta-feira 09:00 - 19:00
Quinta-feira 09:00 - 19:00
Sexta-feira 09:00 - 19:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Outras Palavras posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Outras Palavras:

Compartilhar