14/01/2014
Silo auto em Agualva está em obras
Depois de “concluídas” as obras do silo as duas rampas existentes tiveram de ser reconstruidas.
"Para os cidadãos que por ali passam nas imediações da nova estação de comboios de Agualva-Cacém o assunto do silo automóvel, que se encontra “pronto” e fechado até já deixou de ser motivo de conversa nos cafés da zona, pois já todos se habituaram a ver ali aquele edifício sem qualquer tipo de utilização, apesar das dificuldades de estacionamento existentes naquela zona que em muito têm preocupado os comerciantes ali existentes.
O silo automóvel foi ali construído no âmbito das obras de construção da nova estação de comboios de Agualva-Cacém e encontra-se “concluído” à cerca de dois anos. A estação, essa foi inaugurada a 6 de maio, em ambiente de pré-campanha eleitoral autárquica por Fernando Seara, tendo a seu lado o candidato do PSD à Câmara de Sintra, Pedro Pinto e o Secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, tendo custado cerca de 16 milhões de euros, co-financiados em cerca de 95 por cento pelo Fundo de Coesão, no âmbito do QREN.
O edifício do silo, poderá albergar cerca de 300 viaturas e foi construído na encosta junto à nova estação, sendo visível de todo o lado em face do seu tamanho. No entanto e para espanto de todos os que por ali passam diariamente as obras no silo foram retomadas, não para correção de habituais deficiências que sempre acontecem em obras, mas sim para proceder à reconstrução das duas rampas internas (uma em cada um dos lados do silo) que possibilitam a ligação entre os diversos pisos de estacionamento existentes e sem as quais se torna impossível circular de piso para piso dentro do silo automóvel.
A Comissão de Utentes da Linha de Sintra ainda recentemente alertou para um conjunto de problemas no que diz respeito à manutenção da linha de Sintra que, em seu entender a não serem resolvidos “poderão significar o retorno a diversos acidentes, como os verificados antes da modernização da linha de Sintra, nas décadas de 80 e 90”. Quem o afirmou foi Rui Ramos que em nome daquela comissão, expressa preocupação por considerar que “a CULS tem insistido mas que não têm tido acolhimento por parte dos responsáveis da CP e da REFER”. Mas as críticas daquela comissão de utentes não se ficam por aqui pois consideram que “a existência do parque de estacionamento da estação de Agualva-Cacém, que ainda se encontra fechado, é inadmissível no inaceitável que passados dois anos e dois milhões de euros ainda existam obras de correção ao projeto inicial”.
Após contacto do Cidade VIVA a REFER justificou as obras que estão a decorrer, em virtude de “no âmbito das vistorias efetuadas, para efeito da receção provisória da empreitada” tendo sido “detetadas algumas deficiências na construção das rampas cujos trabalhos de correção decorrem, e que estimamos estejam concluídos em janeiro de 2014”.
Ainda durante o mandato do executivo do social-democrata de Fernando Seara, foi deliberado pela autarquia sintrense, para um local próximo do novo silo automóvel, uma nova zona de estacionamento tarifado, que na ocasião foi justificada “pela necessidade de promover a regulamentação do espaço e a rotação de lugares”. Além disso o ex-autarca sintrense justificava a decisão na criação da nova zona de estacionamento tarifado pelo facto de a autarquia vir no futuro próximo a assumir a exploração do silo e como tal ter de assumir a gestão do estacionamento na proximidade.
No entanto a REFER contactada pelo Cidade VIVA, não quis para já definir um prazo para a abertura do silo referindo que a mesma “ocorrerá logo que concluída a supressão destas deficiências e definido, entre a REFER e a Câmara Municipal de Sintra, o modelo adequado de exploração”, que tanto quanto conseguimos apurar junto de fonte municipal ainda não se encontra concluído."
Fonte cidade Viva