17/12/2019
Condomínio Baronesa de Arary se Recupera
Em 17 de julho a nova gestão assumiu o cargo após a Assembléia de 15/7/2019 que elegeu Henrique Fogaça e o novo corpo diretivo do Baronesa de Arary.
A gestão anterior esteve no cargo por 18 anos e não fez nenhuma transição formal. Não compartilharam as senhas de câmeras, as senhas da rede wi-fi, enviaram uma relação incompleta do cadastro de moradores somente após notificação extra-judicial, e tentaram cancelar a assinatura do UOL que tinha o email utilizado pelo condomínio durante mais de uma década. A conta foi recuperada e os emails contém provas documentais de diversos abusos cometidos pela gestão anterior. Este material faz parte de inquérito policial em andamento.
Além da falta de cooperação, o modus operandi da gestão anterior incluía não pagar as contas de água e esgoto da SABESP e parcelar a dívida. Sempre tínhamos 3 parcelamentos em aberto, o máximo permitido pela SABESP. A divida quando assumimos era de R$ 107 mil. Passados cinco meses faltam apenas algumas parcelas de um último parcelamento para quitar a dívida.
A gestão anterior também deixou um rombo financeiro de R$ 900 mil em encargos e tributos não pagos. Este valor já está em parcelamento com rateio aprovado em Assembleia.
Falando em assembléia, já realizamos uma reunião e uma Assembleia na garagem do Baronesa de Arary, com locação de cadeiras, sonorização, telão, e votação eletrônica. Sem segurança contratado. Sem confusão alguma.
Os gastos absurdos com a locação de salão em hotel cinco estrelas para realizar assembleias ficaram no passado.
Ajustes no quadro de funcionários, no controle das despesas e no planejamento geraram uma redução significativa de despesas.
O valor rateado de janeiro a julho para pagamento de 13º salário dos funcionários desapareceu das contas sob a gestão anterior. Mesmo assim a gestão atual conseguiu honrar os compromissos sem ter que fazer rateio adicional de 13º além do existente.
A área comum que havia sido ocupada por um condômino e era motivo de indignação? Foi devolvida. O uso de vagas de garagem indevido? Foi resolvido com recadastramento das vagas de garagem.
Em comentário anônimo mas com erros de português que revelam a autoria da mensagem, uma pessoa comentou sobre a troca de gestão com o Fogaça como síndico:
“Ele na gestão vai ser como dar um Boeing para uma criança pilotar. Rapidinho tá no chão.”
O Baronesa não é um Boeing, e não está no chão. Pelo contrário, está em franca recuperação. Estamos melhor a cada dia.
O Conselho? Reune-se regularmente e permite que outros condôminos estejam presentes nas reuniões, uma demanda antiga e que não era atendida na gestão anterior.
Contratamos a administradora LLOYD, que tem 80 anos de tradição no mercado.
Contratamos o escritório de advocacia de Márcio Rachkorsky, referência em direito condominial.
Contratamos a empresa MM Elevadores como a nova empresa de manutenção de elevadores. Em negligência absurda da empresa anterior, 6 de 9 elevadores do Baronesa de Arary estavam SEM freios de segurança. Isto já foi sanado.
Contratamos a gestora Eliane Passos e sua assistente Glaucy, e ampliamos para 50 horas semanais o horário de atendimento, de segunda a sexta-feira das 8-18h, ininterruptamente. Ambas são elogiadas pelo atendimento incomparavelmente melhor que na gestão anterior.
Semanalmente condôminos recebem via WhatsApp o Diário de Bordo, um boletim com tudo que acontece no condomínio.
O Baronesa de Arary já virou um case. É um exemplo de como é possível recuperar o poder em seu próprio lar e remover uma administração parasitária, predatória, e corrupta.
Agradecemos a todos que acompanharam e ajudaram.
Já recebemos contatos de condomínios em Brasília e Porto Alegre que passam pela mesma situação que passamos aqui.
Esta causa é maior que o Baronesa de Arary, é parte de um movimento para conseguir mudar condomínios para melhor.